12-06-13 - Saimos de Nova Petropolis por volta de 20 hrs. Caminho escolhido: Feliz, Montenegro, Sao Sebastiao do Caí, Sta Cruz do Sul, Santa Maria, Mata, Sao Borja- Argentina: Santo Tomé, Posadas - Paraguay: Encarnacion, Coronel Bogado, General Delgado, San Inacio, Pilar (onde nos hospedamos).
Em tempos de GPS, desta vez nao falarei de distancias. Apenas algumas consideracoes:
Duracao da ida: 13 hrs
Distancia: em torno de 1.100 km
Sao Borja de madrugada: esqueca cafe da manha! Tudo fechado!
Fronteira Br/Ar: Passamos por volta de 5:00 da madrugada e estava aberta! Com passaporte é mais rapido, nao precisa preencher formulario de imigracao.
Estradas argentinas impecaveis na provincia de Missiones!
Cafe da manha delicioso em Posadas - aproveitamos p/ passar algumas horas visitando lojas de autopecas na rua Uruguay.
Fronteira Ar/Py: na ponte do Rio Parana, levamos umas 2 hrs, no congestionamento! Cambio p/ guaranys, so do lado Paraguaio.
13-06-13 - ENCARNACIÓN - PARAGUAY - Nos surpreendemos com essa linda orla - varios bares da moda, tudo muito lindo! A ponte, ao fundo:
ESTRADAS PARAGUAIAS: a maioria das que usamos estavam ótimas!
No caminho p/ PILAR, ultima cidade gde antes de Humaitá, varios banhados. Vimos uma cena perturbadora: na beira da estrada, um homem carneando uma capivara recem cacada, pendurada em duas metades e, com uma plateia de urubus!
PILAR: Pilar é a capital do departamento Ñeembucú,e fica nas margens do rio Paraguay. Fica no sudoeste do país. Possui uma população em torno de 30 mil habitantes. Sua economia é baseada na Indústria têxtil. Sua principal ligação com as outras cidades do Paraguai é pela Ruta 4.
A cidade de Pilar é bem espalhada, com predios baixos de no maximo 3 andares. Muitas, muitas motos! Bem, ouvimos que no Paraguay todo ha mais de 700 mil motos transitando. A cidade é bastante agitada, com uma vida propria, moradores simpaticos e barulhentos! Musicas alegres e em volume alto parecem compensar o isolamento em que viviam antes do asfaltamento do acesso! Possuem uma universidade nacional e a cidade é um importante ponto turistico e historico do Paraguay. Possui porto e aeroporto.
Este criativo meio de transporte de cargas é bastante utilizado por lá!
Aproveitamos a tarde para caminhar e comprar livros sobre a historia da Guerra do Paraguay, nas duas livrarias da cidade. A arquitetura de modo geral é bem utilitaria mas tb tem algumas jóias:
Algumas observacoes pessoais: me senti voltar ao tempo de minha infancia, numa época sem consumismo... as pessoas, em Pilar, usam as coisas ate seu limite. Vi bancos de motos remendados a mao, roupas usadas até o fim de suas fibras. A decoracao dos hoteis é num estilo nada funcional, com cortinas cheias de babados, drapeados, tecidos brocados e, de preferencia, em cores que variam do vermelho ao bordo real (antes de escolher o que ficariamos, entrei em 4 deles). Apesar dessa inspiracao rebuscada, as coisas sao bastante simples. As lojas de roupas tb sao farmacias ou casas de cambio. As roupas vendidas tb parecem pertencer a meus tempos idos... senti um certo carinho por isso!
As pessoas, vou me repetir por ter me marcado esse fato, sao muito agradaveis e prestativas! Sao capazes de largar o que estao fazendo pra te levar ate o caminho indicado. Se pedir informacao a um taxista, todos se reunem pra dar sua opiniao! É nossa segunda experiencia no interior do Paraguay e essa impressao se mantem! Gostam de conversar e possuem uma certa pureza e um ritmo que tb lembra minha infancia. A reportagem abaixo, sobre um "loco al volante" (e borracho), que teria atropelado alguem, ficou passando por um tempo infindavel e com uma indignacao que deixaria nosso Datena parecendo um aprendiz!
Essa é a avenida principal:
O Hotel Malian, onde ficamos, é considerado o melhor da cidade. Diárias baratas: em torno de 62 reais ao casal, com cafe da manha, ar condicionado, garagem e frigobar. (120 mil guaranis). 1 dolar = 4.300,00 guaranis.
Diesel, um pouco mais de 1 dolar ao litro.
14-06-13 - HUMAITÁ - o objetivo de nossa viagem! Rodamos uns 40 km de estrada de chao, num terreno fofo, cheio de vincos, cercado de banhados (esteros). Lembramos do nosso "padrinho" da viagem: Deonir Bartnik, que esteve aqui ha alguns anos, e passou de moto neste caminho impossivel! Numa visita que nos fez, falou com tanta paixao de Humaitá, que ficamos inquietos e "inticados"a vir!!! Valeu, Deonir!!!
Este hotel fica ao lado das ruinas da igreja e estava sediando um evento que reunia autoridades e respresentantes da Suprema Corte Paraguaia. Estavam inaugurando um Consulado da Paz em Humaitá!
VISAO PANORAMICA:
Tivemos a sorte de conhecer o Sr Luis Manuel Argüello Dúo, simpatico mestre de cerimonia e locutorda radio oficial do governo, que nos deu uma aula de historia, sobre a Guerra do Paraguay! O Sr Luis é um apaixonado por livros, herdeiro de uma espetacular biblioteca, nos contagiou com seu conhecimento! Nos prometeu enviar uma foto de época com os entulhos da igreja bombardeada pelos brasileiros! Contou-nos, entre tantas historias, sobre Elisa Lynch, a irlandesa companheira de Solano López que nao era rica como dizem, mas que empenhou tudo o que tinha na guerra: sobre o romance dos dois, enfim, nos deixou com muita sede de aprofundar o pouco que sabíamos! (ela conheceu Solano Lopez na corte de Napoleao, era separada do marido frances e foi a companheira de toda a vida do herói paraguaio- foi uma mulher muito a frente do seu tempo). Ficamos conversando abaixo de chuva e ele nem se importando em molhar seu terno... ficaríamos horas ali, se ele nao tivesse sido chamado para a cerimonia!
AO FUNDO AS RUINAS DA IGREJA SAN CARLOS BORROMEO, bombardeada na guerra!
A igreja fica as margens do rio. Foi construída pelo Presidente Carlos Antonio López (pai de Francisco Solano), que ficou mais de 20 anos no poder. Era a época áurea do Paraguay, qdo chegou a ser o país mais rico da America Latina. Grande produtor de trigo, algodao, couro e erva mate, era economicamente emancipado. Enquanto isso, Brasil e Argentina deviam muito a Inglaterra, que vendeu a peso de ouro a protecao de Portugal e Espanha contra Napoleao. A Inglaterra via o Paraguay como uma ameaca ao seu dominio economico na America.
Francisco Solano López ficou mais de um ano na Franca, amigo de Napoleao Bonaparte, estava na contramao dos vizinhos americanos. Ele fez carreira militar e chegou a Marechal (mariscal) no Paraguay.
A cidade de Humaitá era uma fortaleza estrategicamente localizada numa curva do rio, com baterias de canhoes enfileriadas nas margens (nao existem mais nem ruinas, destruidas pela gde enchente de 1983 e pela erosao). Havia no leito do rio 3 grandes fileiras de correntes que impediam a invasao de barcos (lembrei do que Marcos Conte minha filha Alice contaram sobre ter visto em Cuba), bem como minas (sim, Alice H. Resadori, errei! ja exitiam as minas!). Nas margens, casamatas e fileiras de trincheiras!
Mesmo assim, a Triplice Alianca (brasil, Argentina e Uruguay) conseguiu derrubar a enorme igreja. Percebe-se nas ruinas onde as balas de canhoes atingiram, deixando feridas redondas...
GUERRA DO PARAGUAY - ou GUERRA DA TRIPLICE ALIANCA (alianca entre Brasil/Argentina e Uruguay). Motivo: versao brasileira: o Paraguay invade o Mato Grosso, vingando a intervencao brasileira na guerra civil uruguaia... Vesao paraguaia: O vapor brasileiro Marques de Olinda adentra aguas fluviais paraguaias transportando armas e é aprisionado pelos paraguaios... Enfim, sempre a questao dos limites. Naquela época o Paraguai dominava a regiao do Chaco, hj argentino e a area onde hj se localiza Resistencia e Corrientes, tb argentinas: enfim, o outro lado da margem do rio Parana. O Paraguai perde a guerra com mais de 300 mil mortos (inclusive criancas, que, no ultimo momento foram chamadas p/ lutar). O Paraguai precisou pagar pesadas indenizacoes (ao Brasil, por exemplo, ate a segunda guerra mundial), teve um imenso decrecimo populacional e perdeu 40% do seu territorio para o Brasil e a Argentina. Quando lemos livros paraguaios sobre o assunto, somos levados a questionar o heroismo de certos brasileiros que nomeiam pracas e ruas...
PASO PUCU = O primeiro sitio que Manino nos levou fica na terra do Sr Alejo Diaz. Após uma sequencia de umas tantas porteiras, chegamos na sede. Fiquei um tanto receosa pela presenca exclusiva de vaqueiros armados, que falavam entre si em tupy-guarani...
Nos contaram que esse morro foi feito a pá, como um lugar estrategico que se via qualquer aproximacao pelos rios Paraguay e Parana. Com o tempo, o morro esta baixando, a terra compactando...
BUSTO DE FRANCISCO SOLANO LÓPEZ:
MOMENTO DE DESCONTRACAO: nos ofereceram mandarinas (tangerinas)
SITIO REFERENCIA HISTORICA: CEMITERIO E HOSPITAL- Agora ja chovendo muito, fomos visitar o local onde havia o cemiterio(os ossos foram removidos do local). Náo tem como nao sentir uma emocao de pisar num terreno que testemunhou tanta dor!
Chegamos em PASO DE PATRIA! Ponto mais ao sudoeste do Paraguai! Daqui se embarca para conhecer a juncao dos rios Paraguay e Paraná! Nao conseguimos navegar devido a muita chuva que estava caindo, mas visitamos o porto! Dizem ser lindo: um dos rios marrom avermelhado, juntando com as aguas azuis do outro! Vai ficar pra proxima vez!
MUITA CHUVA! E Museu fechado....
Praca central de Paso de Patria, cidade pequeninha, mas com hospital, escola e pequenos hoteis. Hoje em dia recebem muitos turistas pescadores. Sr Narciso nos diz que considera Paso de Patria um lugar perigoso, por chegarem muitos estranhos pelo porto.
Após deixarmos nosso guia Manino em sua casa, que fica na metade do caminho entre Paso de Patria e Humaitá (sugerimos que ele coloque uma placa oferecendo-se como guia...), seguimos em direcao a Humaitá. Passamos por este cemiterio dos mortos na Batalha de Riachuelo.
De volta a Humaitá, visitamos o MUSEO COMUNITARIO EX CUARTEL DEL MCAL. FRANCISCO SOLANO LÓPEZ. Após assistirmos um audiovisual sobre a Igreja de San Carlos Borromeo, com um projeto em 3 D do que teria sido a enorme construcao original, visitamos o museu a luz de lanternas, pois faltou luz! De novo a gentileza paraguaia que nos ajudou com uma visita guiada!
O predio é uma restauracao do predio original do quartel, que foi destruído pela grande enchente de 1983 (ha fotos do predio original e dos destrocos do mesmo nesse museu). Dizem os moradores, que nesta enchente, os rios Paraná e Paraguay se emendaram, ou seja inundaram toda a cidade e se encontraram!
As colunas que estáo deitadas no chao sao originais.
O PISO É ORIGINAL!!!
PREDIO DO MUSEU - VISTO DA MARGEM DO RIO
ESTA É A FAMOSA CURVA NO RIO PARAGUAY QUE DEVERIA TER SIDO INTRANSPONIVEL AO INIMIGO!
Em Humaitá existem varios museus em casas de particulares, que valem ser visitados! Fomos a casa da querida Sra Yolanda que, a despeito da falta de luz, nos conduziu gentilmente a luz de lanternas. Nao ha cobranca de entrada, como no museu oficial, apenas uma caixinha para contribuicoes!
O museu fica em uma pequena sala aos fundos, em meio a atencao dos gatos da casa, e, infelizmente, com algumas goteiras...
Ficamos impressionados com a quantidade de material que a sra e o falecido marido colecionaram!
BALAS DE CANHAO DOS ANOS DA GUERRA - que durou de dezembro de 1864 a marco de 1870 e foi o maior conflito internacional da America do Sul.
Na saida, a Sra Yolanda me ofereceu um presente magnifico! Nunca esquecerei!!!


No meio do caminho reencontramos uma das camionetes do comboio do pessoal da Suprema Corte atolada! Deu bastante trabalho para remove-los. Foram varias cordas arrebentando... Observe o barro macio e as laterais da estrada alagando! Mas, enfim, tudo foi resolvido! Rumo a um tortéi com um bom vinho, pra secar os ossos!
PONTE SOBRE RIO PARANÁ- DIVISA PARAGUAY (ENCARNACIÓN) E ARGENTINA (POSADAS)
Em tempos de GPS, desta vez nao falarei de distancias. Apenas algumas consideracoes:
Duracao da ida: 13 hrs
Distancia: em torno de 1.100 km
Sao Borja de madrugada: esqueca cafe da manha! Tudo fechado!
Fronteira Br/Ar: Passamos por volta de 5:00 da madrugada e estava aberta! Com passaporte é mais rapido, nao precisa preencher formulario de imigracao.
Estradas argentinas impecaveis na provincia de Missiones!
Cafe da manha delicioso em Posadas - aproveitamos p/ passar algumas horas visitando lojas de autopecas na rua Uruguay.
Fronteira Ar/Py: na ponte do Rio Parana, levamos umas 2 hrs, no congestionamento! Cambio p/ guaranys, so do lado Paraguaio.
13-06-13 - ENCARNACIÓN - PARAGUAY - Nos surpreendemos com essa linda orla - varios bares da moda, tudo muito lindo! A ponte, ao fundo:
ESTRADAS PARAGUAIAS: a maioria das que usamos estavam ótimas!
A cidade de Pilar é bem espalhada, com predios baixos de no maximo 3 andares. Muitas, muitas motos! Bem, ouvimos que no Paraguay todo ha mais de 700 mil motos transitando. A cidade é bastante agitada, com uma vida propria, moradores simpaticos e barulhentos! Musicas alegres e em volume alto parecem compensar o isolamento em que viviam antes do asfaltamento do acesso! Possuem uma universidade nacional e a cidade é um importante ponto turistico e historico do Paraguay. Possui porto e aeroporto.
Este criativo meio de transporte de cargas é bastante utilizado por lá!
Aproveitamos a tarde para caminhar e comprar livros sobre a historia da Guerra do Paraguay, nas duas livrarias da cidade. A arquitetura de modo geral é bem utilitaria mas tb tem algumas jóias:
Algumas observacoes pessoais: me senti voltar ao tempo de minha infancia, numa época sem consumismo... as pessoas, em Pilar, usam as coisas ate seu limite. Vi bancos de motos remendados a mao, roupas usadas até o fim de suas fibras. A decoracao dos hoteis é num estilo nada funcional, com cortinas cheias de babados, drapeados, tecidos brocados e, de preferencia, em cores que variam do vermelho ao bordo real (antes de escolher o que ficariamos, entrei em 4 deles). Apesar dessa inspiracao rebuscada, as coisas sao bastante simples. As lojas de roupas tb sao farmacias ou casas de cambio. As roupas vendidas tb parecem pertencer a meus tempos idos... senti um certo carinho por isso!
As pessoas, vou me repetir por ter me marcado esse fato, sao muito agradaveis e prestativas! Sao capazes de largar o que estao fazendo pra te levar ate o caminho indicado. Se pedir informacao a um taxista, todos se reunem pra dar sua opiniao! É nossa segunda experiencia no interior do Paraguay e essa impressao se mantem! Gostam de conversar e possuem uma certa pureza e um ritmo que tb lembra minha infancia. A reportagem abaixo, sobre um "loco al volante" (e borracho), que teria atropelado alguem, ficou passando por um tempo infindavel e com uma indignacao que deixaria nosso Datena parecendo um aprendiz!
Essa é a avenida principal:
O Hotel Malian, onde ficamos, é considerado o melhor da cidade. Diárias baratas: em torno de 62 reais ao casal, com cafe da manha, ar condicionado, garagem e frigobar. (120 mil guaranis). 1 dolar = 4.300,00 guaranis.
Diesel, um pouco mais de 1 dolar ao litro.
14-06-13 - HUMAITÁ - o objetivo de nossa viagem! Rodamos uns 40 km de estrada de chao, num terreno fofo, cheio de vincos, cercado de banhados (esteros). Lembramos do nosso "padrinho" da viagem: Deonir Bartnik, que esteve aqui ha alguns anos, e passou de moto neste caminho impossivel! Numa visita que nos fez, falou com tanta paixao de Humaitá, que ficamos inquietos e "inticados"a vir!!! Valeu, Deonir!!!
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LIVRO QUE NOS INSPIROU! Interessados: facebook do Deonir Bartnik |
Localizada na margem oriental do Rio Paraguay(em Tupy-Guarany: o rio dos homens do mar/ Para=mar, gua=pertencente a e y=agua). Foi fundada em 1778, como uma fortaleza contra os indios que depredavam as estancias e acabou virando importante palco da cruel Guerra do Paraguay. Fica no limite sudoeste do pais, a 341 km ao sul de Assuncao.
https://www.google.com/mapmaker?ll=-27.061725,-58.499794&spn=0.030497,0.055189&t=h&z=14&vpsrc=0&q=Humait%C3%A1,+%C3%91eembuc%C3%BA,+Paraguay&hl=pt-BR&utm_medium=website&utm_campaign=relatedproducts_maps&utm_source=mapseditbutton_norma
DETALHE DE PREDIO HISTORICO |
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VISAO PANORAMICA:
Tivemos a sorte de conhecer o Sr Luis Manuel Argüello Dúo, simpatico mestre de cerimonia e locutorda radio oficial do governo, que nos deu uma aula de historia, sobre a Guerra do Paraguay! O Sr Luis é um apaixonado por livros, herdeiro de uma espetacular biblioteca, nos contagiou com seu conhecimento! Nos prometeu enviar uma foto de época com os entulhos da igreja bombardeada pelos brasileiros! Contou-nos, entre tantas historias, sobre Elisa Lynch, a irlandesa companheira de Solano López que nao era rica como dizem, mas que empenhou tudo o que tinha na guerra: sobre o romance dos dois, enfim, nos deixou com muita sede de aprofundar o pouco que sabíamos! (ela conheceu Solano Lopez na corte de Napoleao, era separada do marido frances e foi a companheira de toda a vida do herói paraguaio- foi uma mulher muito a frente do seu tempo). Ficamos conversando abaixo de chuva e ele nem se importando em molhar seu terno... ficaríamos horas ali, se ele nao tivesse sido chamado para a cerimonia!
A igreja fica as margens do rio. Foi construída pelo Presidente Carlos Antonio López (pai de Francisco Solano), que ficou mais de 20 anos no poder. Era a época áurea do Paraguay, qdo chegou a ser o país mais rico da America Latina. Grande produtor de trigo, algodao, couro e erva mate, era economicamente emancipado. Enquanto isso, Brasil e Argentina deviam muito a Inglaterra, que vendeu a peso de ouro a protecao de Portugal e Espanha contra Napoleao. A Inglaterra via o Paraguay como uma ameaca ao seu dominio economico na America.
Francisco Solano López ficou mais de um ano na Franca, amigo de Napoleao Bonaparte, estava na contramao dos vizinhos americanos. Ele fez carreira militar e chegou a Marechal (mariscal) no Paraguay.
A cidade de Humaitá era uma fortaleza estrategicamente localizada numa curva do rio, com baterias de canhoes enfileriadas nas margens (nao existem mais nem ruinas, destruidas pela gde enchente de 1983 e pela erosao). Havia no leito do rio 3 grandes fileiras de correntes que impediam a invasao de barcos (lembrei do que Marcos Conte minha filha Alice contaram sobre ter visto em Cuba), bem como minas (sim, Alice H. Resadori, errei! ja exitiam as minas!). Nas margens, casamatas e fileiras de trincheiras!
Mesmo assim, a Triplice Alianca (brasil, Argentina e Uruguay) conseguiu derrubar a enorme igreja. Percebe-se nas ruinas onde as balas de canhoes atingiram, deixando feridas redondas...
GUERRA DO PARAGUAY - ou GUERRA DA TRIPLICE ALIANCA (alianca entre Brasil/Argentina e Uruguay). Motivo: versao brasileira: o Paraguay invade o Mato Grosso, vingando a intervencao brasileira na guerra civil uruguaia... Vesao paraguaia: O vapor brasileiro Marques de Olinda adentra aguas fluviais paraguaias transportando armas e é aprisionado pelos paraguaios... Enfim, sempre a questao dos limites. Naquela época o Paraguai dominava a regiao do Chaco, hj argentino e a area onde hj se localiza Resistencia e Corrientes, tb argentinas: enfim, o outro lado da margem do rio Parana. O Paraguai perde a guerra com mais de 300 mil mortos (inclusive criancas, que, no ultimo momento foram chamadas p/ lutar). O Paraguai precisou pagar pesadas indenizacoes (ao Brasil, por exemplo, ate a segunda guerra mundial), teve um imenso decrecimo populacional e perdeu 40% do seu territorio para o Brasil e a Argentina. Quando lemos livros paraguaios sobre o assunto, somos levados a questionar o heroismo de certos brasileiros que nomeiam pracas e ruas...
PASO PUCU = O primeiro sitio que Manino nos levou fica na terra do Sr Alejo Diaz. Após uma sequencia de umas tantas porteiras, chegamos na sede. Fiquei um tanto receosa pela presenca exclusiva de vaqueiros armados, que falavam entre si em tupy-guarani...
Nos contaram que esse morro foi feito a pá, como um lugar estrategico que se via qualquer aproximacao pelos rios Paraguay e Parana. Com o tempo, o morro esta baixando, a terra compactando...
BUSTO DE FRANCISCO SOLANO LÓPEZ:
MOMENTO DE DESCONTRACAO: nos ofereceram mandarinas (tangerinas)
Chegamos em PASO DE PATRIA! Ponto mais ao sudoeste do Paraguai! Daqui se embarca para conhecer a juncao dos rios Paraguay e Paraná! Nao conseguimos navegar devido a muita chuva que estava caindo, mas visitamos o porto! Dizem ser lindo: um dos rios marrom avermelhado, juntando com as aguas azuis do outro! Vai ficar pra proxima vez!
PASO DE PATRIA também foi cenario de batalhas da Guerra do Paraguay, sendo que a chamada Batalha de Richuelo se deu dentro do rio. Ali também serviu de quartel general a Francisco Solano López.
MUITA CHUVA! E Museu fechado....
Praca central de Paso de Patria, cidade pequeninha, mas com hospital, escola e pequenos hoteis. Hoje em dia recebem muitos turistas pescadores. Sr Narciso nos diz que considera Paso de Patria um lugar perigoso, por chegarem muitos estranhos pelo porto.
Após deixarmos nosso guia Manino em sua casa, que fica na metade do caminho entre Paso de Patria e Humaitá (sugerimos que ele coloque uma placa oferecendo-se como guia...), seguimos em direcao a Humaitá. Passamos por este cemiterio dos mortos na Batalha de Riachuelo.
A chuva continuava torrencial e os banhados que antes ficavam em ambos os lados da estrada ja a invadiam. Infelizmente nao consegui desembarcar e caminhar nos campos da Batalha de Tuyuty. Esta batalha foi uma das mais sangrentas da guerra e aconteceu em 24 de maio de 1866 e durou mais de 4 horas. Solano López colocou todas as suas tropas em luta e acreditava piamente na vitoria e que a guerra se resolveria ali. Foi uma triste derrota, com mais de 20.000 mortos. Lutaram 60.000 aliados contra 5.000 paraguaios. Solano López nao conseguiu mais reunir um exercito tao representativo até o fim da guerra! Infelizmente, também nao conseguimos conhecer as trincheiras que ainda existem, também em propriedades com portoes.
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PINTURA DE CÁNDIDO LÓPEZ |
De volta a Humaitá, visitamos o MUSEO COMUNITARIO EX CUARTEL DEL MCAL. FRANCISCO SOLANO LÓPEZ. Após assistirmos um audiovisual sobre a Igreja de San Carlos Borromeo, com um projeto em 3 D do que teria sido a enorme construcao original, visitamos o museu a luz de lanternas, pois faltou luz! De novo a gentileza paraguaia que nos ajudou com uma visita guiada!
O predio é uma restauracao do predio original do quartel, que foi destruído pela grande enchente de 1983 (ha fotos do predio original e dos destrocos do mesmo nesse museu). Dizem os moradores, que nesta enchente, os rios Paraná e Paraguay se emendaram, ou seja inundaram toda a cidade e se encontraram!
As colunas que estáo deitadas no chao sao originais.
O PISO É ORIGINAL!!!
A MULHER PARAGUAIA: O quadro abaixo é o mais famoso e fiel retrato do arquétipo da mulher paraguaia! Contam os livros de historia de lá, que elas estavam a frente de seu tempo: trabalhavam em feiras nas ruas, muito vaidosas, cheias de adornos de ouro, e nao dependiam dos homens para sustentar seus filhos. Foram grandes guerreiras e também serviram de espias, se deitando com inimigos e trazendo valiosas informacoes! Eram muito sensuais e vestiam-se com roupas soltas, donde se entreviam seus seios e formas.
PREDIO DO MUSEU - VISTO DA MARGEM DO RIO
ESTA É A FAMOSA CURVA NO RIO PARAGUAY QUE DEVERIA TER SIDO INTRANSPONIVEL AO INIMIGO!
Em Humaitá existem varios museus em casas de particulares, que valem ser visitados! Fomos a casa da querida Sra Yolanda que, a despeito da falta de luz, nos conduziu gentilmente a luz de lanternas. Nao ha cobranca de entrada, como no museu oficial, apenas uma caixinha para contribuicoes!
O museu fica em uma pequena sala aos fundos, em meio a atencao dos gatos da casa, e, infelizmente, com algumas goteiras...
Ficamos impressionados com a quantidade de material que a sra e o falecido marido colecionaram!
BALAS DE CANHAO DOS ANOS DA GUERRA - que durou de dezembro de 1864 a marco de 1870 e foi o maior conflito internacional da America do Sul.
Na saida, a Sra Yolanda me ofereceu um presente magnifico! Nunca esquecerei!!!
SRA YOLANDA O RETORNO: MUITO, MUUUUITO BARRO! O Darci se divertiu! |
No meio do caminho reencontramos uma das camionetes do comboio do pessoal da Suprema Corte atolada! Deu bastante trabalho para remove-los. Foram varias cordas arrebentando... Observe o barro macio e as laterais da estrada alagando! Mas, enfim, tudo foi resolvido! Rumo a um tortéi com um bom vinho, pra secar os ossos!
FORAM 40 KM DE PURO BARRO!!!
15-06-13- Saimos de madrugada, comecando a volta! Foram mais de 7 barreiras policiais (numa delas o Darci teve que fazer "álcool test" eheheh sempre acontece com ele!). Nenhum pedido de propina...
PONTE SOBRE RIO PARANÁ- DIVISA PARAGUAY (ENCARNACIÓN) E ARGENTINA (POSADAS)
Chegamos de manhá cedinho em Posadas e tomamos um gostoso cafe da manha na panaderia, com muitas medialunas!! No caminho da ida, a Dona Encrenca tinha visto uma placa p/ ESTEROS DE IBERÁ... (to be continued)
Olá, muito interessante seu relato. Pesquiso a memória da guerra e vou ao Paraguai em janeiro. Você teria alguma dica para me dar? Gostaria muito de visitar os sítios históricos. Parto de Assunção.
ResponderExcluirEspetacular a lembrança... tenho muito carinho pelas histórias que conheci nesse lugar! Muito feliz por ver vocês visitando Humaitá!
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