03-12-10 - Saímos de Zárate por volta de 8:00 da manhã e, como ja havíamos constatado no ano passado em Salta, nos cruzamentos da cidade, qdo não há semáforo, passa primeiro o que tiver mais cara de louco... A cidade anda lotada de brasileiros que estão participando da implantação da Honda Veiculos!
Circulamos Buenos Aires, por fora da cidade, passando ao lado de Luján, que é o destino de romeiros de todo o país (conta a história que a imagem da virgem viajava rumo ao Brasil e a carroça que a transportava quebrou justo onde está Lujan, operando o "milagre" de escolher que aí ficaria) .
Há outra presença mítica muito forte em toda a Argentina e parte do Chile: a Defunta Correa! A historia desta é de que, muito devota ao marido soldado, o seguia por toda a parte, até que um dia, com seu bebezinho nos braços, perdeu-se da tropa e ficou vagando pelo deserto ate que morreu de sede. Contudo, o bebe se salvou mamando no peito da morta! Então, é habito dos viajantes deixarem uma garrafa com água na beira da estrada, onde ha varios capiteizinhos em sua homenagem..
Na cidade de Azul, saimos da Ruta 3 (que desce até a Patagonia) e usamos a ruta 51 até Bahia Blanca, que é uma cidade portuária, com muito movimento de vai e vem de caminhões na Ruta 3. A paisagem é bastante agrícola, muito trigo e tb muito gado.
Infelizmente, uns 15 km antes de Bahia Blanca, fomos abordados por policiais e tivemos o dissabor de ter que pagar a famosa propina para podermos seguir sem mais complicações... a coisa toda começou com 300 pesos e foi fechada em 20 dolares... (combinamos que, devido ao meu problema existencial com "autoridades", o Darci será sempre nosso negociador desse aspecto do Mercosul!)
Distancias: de Buenos Aires até Bahia Blanca, uns 635 km e, dali até Viedma, 278 km, mais o trecho antes de Buenos Aires, percorremos hj mais de 1030 km! Ufa!
Antes de entrar na Patagonia, passamos por uma inspeção sanitaria, onde tivemos que pagar 9,50 pesos por um produto a ser esguichado nos pneus(deve ser uma arma quimica ultrasecreta, pois não tem odor, não molhou os pneus, nem fez barulho)
A Patagonia começa na ponte do Rio Colorado. A paisagem vai mudando gradualmente para uma certa aridez, mas continuam as plantaçóes de trigo, e começa a aumentar os ventos...
Chegamos em Viedma as 20:30, recem anoitecendo...
O diesel começa a baixar o preço (estamos proximo a áreas petroliferas) de 3,65 em Zarate, hj passou para 3,58 pesos, ja na Patagonia.
Agora sáo 23:15 hora da Argentina... vamos dormir e amanhã começaremos a explorar o lugar...
Vamos tb conhecer Carmen de Patagones , do outro lado do rio.
Agora efetivamente começou o passeio! Vamos nos deter mais nos lugares!
Abraços
Helen e Darci
Nenhum comentário:
Postar um comentário