terça-feira, 7 de dezembro de 2010

PINGUINS... PINGUINS! PINGUINS!!!!!

06-12-10- saímos de Puerto Pirâmide por volta de 7 horas da manhã rumo a Trelew, que fica a 65 km ao sul de P. Madryn. Fundada em1865 por 165 galeses, que desembarcaram em P.Madryn e seguiram a pé, em busca de um lugar com água  para se fixar (buscavam liberdade religiosa). Fica às margens do Rio Chubut (que dá nome a provincia), que vem dos Andes a partir de Esquel  (perto de onde o bandido americano Butch Cassidy morou).
O Museu Regional Pueblo de Luis, que fica na antiga estação de trem, demosntra bem o qto eram engenhosos e trabalhadores, com máquinas  artesanais e muito originais para facilitar a vida domestica, como uma espécie de rolo que prensava a roupa molhada para secar mais rápido (demonstrando a atenção familiar que os homens dedicavam ao ninho) bem como um secador de sapatos elétrico, que era como que uma forma  que se colocava dentro do sapato e ligava na eletricidade, fiquei encantada! Tb as pianolas dão uma idéia da vida cultural. 
Também visitamos o Museu Paleontológico Egidio Peruglio, o maior do gênero na   Argentina. Há uma coleção  de fosseis com mais de 540 milhões de anos, com esqueletos e ovos de dinossauros em tamanho natural e tem tb um fóssil de um “ser” que habitou o nosso RS terceira foto). Na saída do museu dá para ver a sala onde os paleontólogos trabalham limpando e catalogando os ossos.
Depois fomos almoçar no Hotel Touring Club, de 1920, um lugar histórico, por onde já passaram presidentes, Saint Exupéry, e tb guardam o quarto onde Butch Cassidy se hospedou, como um memorial, com objetos da época, fotos da foto original (a mesma que os Pinkerton usavam durante a caçada aos fugitivos, aqui na América), bem como a foto de um documento assinado pelo historiador e sobrinho neto de Sundance... Acabamos comprando uma cópia do cartaz com o “procura-se” e recompensa de $ 10.000!!!
Este hotel possui uma sala de refeições que fica fechada ao publico, para preservação, que pude visitar, falando com jeitinho... é bem luxuosa, com um mezzanino onde ficava a orquestra. A confeitaria e restaurante é ainda atendida pelos donos velhinhos e pelo garçon que deve estar ali há anos, pois há uma foto dele ainda moço servindo as mesas!!
Depois fomos conhecer a Capilla Moriah, com o cemiterio mais antigo da cidade, onde está enterrada a primeira moradora  a ter nascido ali.
Na estrada compramos mais cerejas: sim, elas podem ser maiores e mais doces!!!
Depois seguimos para Punta Tombo, a maior reserva de pingüins de magalhães da américa. Eles fazem ninhos entre os arbustos, que ficam bem ao lado da trilha onde passamos e que, muito sem cerimônia, eles compartilham com a gente! Somos orientados a manter uma distancia de 1 m deles, pois nesta época estão com seus filhotes pequenos e podem nos bicar, se sentirem-se ameaçados. A praia fica a mais ou menos 1 km e pode-se ver vários pescando, depois caminhando morro acima, enquanto o conjugue fica emitindo um som de corneta fanha, para que ele ache o caminho para levar o produto da pesca e regurgita-lo no bico dos filhinhos. Alguns machos, para passar o tempo, ficam lutando entre si, se esgrimando com seus bicos. Eles convivem tranquilamente com os outros animais, como emas, guanacos, preás (que compartilham seus ninhos) e tb com os predadores de seus filhotes e ovos: gaivotas, gaviões, cormorões... Foi a experiência mais deslumbrante da viagem, até agora! Caminhamos ao redor de MILHARES de pingüins!!!
Quem se propuser a ir para Punta Tombo, tome a precaução de estar de tanque cheio, pois tem que sair da Ruta 3 e, entre ida e volta da uns 150 km, mais uns 66 na ruta em direção ao sul para encontrar o próximo posto.
Por volta de 18 h seguimos para Comodoro Rivadavia, uns 350 km... tínhamos o objetivo de dormir por lá mas, depois de mais de uma hora procurando e, cansados, resolvemos ir para Rada Tilly, um balneário bem ajeitado, uns 12 km após. Os  hotéis em Comodoro ou são muito caros (uns 800,00 pesos- mais ou menos 400,00 reais no cambio de hj), ou muito “fuleiros” (por uns 180,00 pesos, o que não é barato pelo que ofereciam: o mau cheiro sim, esse era gratuito).
Comodoro é  uma das maiores cidades da Patagônia, com 130.000 hab. De tanto cavarem poços, devido a escassez de água, acharam petróleo, tornando a Argentina autosuficiente (l907). Tudo é muito caro. Não gostamos da cidade.. 
Em Rada Tilly (qua apelidamos de Ratatouille), chegamos quase as 23 hrs, bem cansados, e, depois de muita procura, ficamos numas cabanas com bastante infra, que a dona gentilmente se desalojou de sua casa e, disse que por minha voz no telefone, e tb por eu ter perguntado se a próxima cidade estaria muito longe, se apiedou e nos acolheu. A única cabana era praticamente uma casa, com alojamento para 7 pessoas, mas ela nos cobrou apenas 250,00 pesos! Um anjo louro que jamais esqueceremos! www.coironbungalows.com.ar
Com wi fi liberada, postei o que havia escrito ontem sobre anteontem!
Neste momento, estamos indo em direção a Fitz Roy e estou salvando isso no Word para postar qdo tiver oportunidade.
Nessas retas intermináveis, tem-se que arrumar o que fazer!
Eheheheh acho que finalmente deverei aprender a fazer tricot!!!
Tentei alguns jogos verbais com o Darci , como um que jogava com a Alice, em que um dizia uma palavra e outro cantava uma musica que tivesse essa palavra no meio. Mas, nem tem graça, pois o Darci inventa as musicas, numa poesia pra lá de disléxica!!! Ehehehe (Alice, ninguém compete contigo nesse jogo!!!)
Bom, esse tédio esta me levando a escrever abobrinhas... então, já podem acordar e fechar essa mensagem...
Ah, achamos um argentino que dirige bem! (ultima foto)
Bjs
Helen e Darc














3 comentários:

  1. Está sendo muito gostoso viajar com vocês..... bjs, Nayra

    ResponderExcluir
  2. Mãe,
    A Patagônia tem os cachorros mais bonitos que eu já vi!
    Gostei muito dos pinguins e fiquei com pena daquele que perdeu a briga e estava chorando (eu acho que aquilo só pode ser um choro).
    Eu vou registar essa vitória eterna no jogo das palavras em cartório e tu vai ter que assinar.
    Vocês tem ideia de quantos quilômetros já andaram? Já foi um montão, hein?
    Estou morrendo de saudades.
    Um beijão.

    ResponderExcluir
  3. assino tudo, e em branco!
    e, sobre os cachorros, ficamos reparando neles por saudades da Frida, Iolanda e Rosca!
    Aquelas pulguentas de uma figa!
    hj, 8-12 ja foram 5.000 km...
    saudades bastantonas!
    mãe dela

    ResponderExcluir