15-12-10 – Acordamos as 4 hrs da manhã para irmos a Torres Del Paine (Paine=azul, em Tehuelche), a uns 145 km ao norte de P. Natales. Quando puder, postarei uma foto da uma idéia do quão “escura” é a noite em Natales!
Optamos por não parar na caverna do Milodón, pois os restos dele estão fora do país, tendo apenas lá uma estátua em tamanho natural do que seria o tal bicho. Talvez na volta...
Entramos no parque pela entrada Sarmiento, após apresentarmos os passaportes e pagarmos 30.000 pesos ou 150,00 reais, os dois! Caso se queira ficar entrando e saindo do parque (para dormir em Natales, por exemplo), é bom pedir para o guarda parque para carimbar atrás, assim não precisa pagar novo ingresso. É impossível conhecer todo o parque em um só dia (possui mais de 242.000 hectares).
Passamos por uma estreitíssima ponte inglesa (do séc 19), que, se não respirássemos, tínhamos a sensação de que o Land caberia melhor!
Nos dirigimos para a base das torres com o objetivo de fazermos uma trilha de, mais ou menos, 9 hrs... começamos as 8:30 hrs... ali é o melhor ponto para se ver as torres, que são três enormes cones de granito preto enfileirados. Em frente as torres, estão grandes morros, com cumes nevados, chamados de cuernos.
Essa trilha tem 19 km(ida e volta). Pssa-se pelo vale do Rio Ascencio e o início do percurso é considerado pelos entendidos de “pesado”, pelo tanto de subida, uns 4 km, bem íngreme.
Começamos o percurso abaixo de uma chuva fina... logo atravessamos o rio em uma pinguela e começamos a subida...
Enquanto subíamos, encontramos descendo alguns trilheiros, que haviam passado a noite lá, a maioria jovens alemães, carrancudos, que nem davam o tradicional “hola”!
Desciam como soldados determinados e temidos... me parecia vê-los,com seus bastões de trekking, naquela marcha alemã, onde não se dobra os joelhos e se estende, uma a uma, as pernas inteiras para frente, como um chute no ar!
Cruzes!
Cruzamos também com simpáticos japas e chilenos...
Qdo finalmente chegamos no topo do morro, ainda faltava um quarto da trilha, contudo ela foi se afunilando e ficando na beirada de abismos... aí junte um vento que encanou entre duas montanhas, de em torno de uns 90 km por hora: achamos melhor desistir, para não pôr em risco nossos corpinhos gordinhos!
Resolvemos fazer “cara de descida” como se fossemos alemães emburrados e ganhamos muita importância entre a fauna local-internacional!!!
Afinal ninguém, a não ser vocês, precisa saber que não chegamos lá! Eheheh
Também descobrimos que garrafas pets vazias, nos bolsos das mochilas, servem como ótimos air bags, para eventuais tombos!
Chegando ao carro entendi por que o Darci apontava o dedo para o Land e dizia “hoooome”...
Run, aqui é RON!
Tomamos dois goles cada (a garrafa ainda ta cheia!, vó Cila!), e fizemos um lanche que nem conto aqui (minha nutricionista pode estar lendo...).
Depois fizemos um giro de umas 3 horas de carro pelo parque, e batemos fotos lindas!
O vento nunca permite que a luz fique a mesma!
Passamos pelo Lago Pehoe que, de tanto vento, levantava uma “poeira” de chuviscos de água... uma cor azul esverdeada que lembrava a água que se lavou pincéis... lindo!
A cada 5 min parávamos para fotos! Ou de flamingos, ou de guanacos, de outros lagos, das montanhas... e uns pássaros que quero acreditar condores, o Darci já é mais pessimista e acha que eram urubus!
Chegamos na pousada Rio Serrano, onde passaremos 2 noites e fomos conversar com o guarda parque Sebastián, que nos liberou para pescar trutas no rio e no lago do parque, já que o pessoal que vende a licença de pesca esportiva não atendeu, pois estavam de “paro” (greve), pois faz mais de 2 anos que não recebem reajuste!
A pousada é bem simples, so tem luz elétrica das 18 as 23 hrs (qdo desligam o gerador). Mesmo assim, é tudo muito caro! A diária para os dois fica 150 dólares com café da manhã! Contudo ponderamos que era melhor ficar, do que gastar em diesel em ida e volta, além de pegarmos o amanhecer aqui... Ah, uma janta bem simples para os dois, em reais, 150,00! (apavorados!)
Amanhã iremos navegar no lago Grey, que tem uma geleira e alguns icebergs! Não será nada perigoso, é dentro de um lago no parque, mas renderá ótimas fotos!
Um abraço a todos!
Só postarei fotos qdo estivermos em algum lugar com intenet mais estável...
Oie!!
ResponderExcluirA mãe está aqui acompanhando toda a viagem..ela está dizendo que está muito bacana e que está com saudades..pra vcs se cuidarem que ela cuida das preces por aqui..Beijos e até mais, da mãe e da tua mana caçula.
Puxa!
ResponderExcluirQue bom! Sinto a energia das preces dela aqui!
Estamos nos cuidando sim!
Estamos bem, felizes e com saudades!
Bjs a todos