sábado, 4 de dezembro de 2010

VIEDMA-CARMEN DE PATAGONES-PUERTO MADRYN

04-12-10- Pela manhã passeamos pelo centro de Viedma, e, algumas fotos depois, voltamos a atravessar a ponte do Rio Negro, para conhecer Carmen de Patagones Estas duas cidades  historicamente são muito importantes: Viedma foi a primeira cidade da Patagonia (era para ter sido a capital) contudo sofreu uma grande inundação e, então, fundaram Carmen de Patagones na margem norte(e mais alta) do rio, em 1779. Os primeiros colonos espanhóis passaram por tantas privações que chegavam a cavar covas na beira do rio para se agasalharem do frio (algumas ainda existem). Carnen ganhou status de fortaleza da colonia espanhola, contra invasores dessa região. Em 1827, foi atacada por navios brasileiros (que vieram revidar os corsarios daqui, que saqueavam constantemente o Brasil) e renderam os brasileiros que, vencidos, entregaram duas bandeiras (do Brasil imperial).
Estas bandeiras se encontram ladeando o altar da catedral, oferecidas pela população à Virgem de Carmem, em agradecimento pela proteção e vitória. Os hermanos gentilmente explicam num texto proximo as flamulas, que não se tratam de um trofeu de guerra e sim um .... blá, blá...
Qdo chegamos a igreja estava fechada, mas uma freira muito gentil, a abriu especialmente para nós e nos deixou completamente a vontade la dentro. Há uma lojinha onde ela e mais uma irmã da ordem da Imaculada Conceição atendem e, ateñção vó Cila: vai ganhar um monte de presentinhos!
Aproveitamos tb para passar numa fruteira e comprar 3 quilos (todo o estoque) de cerejas, que a vendedora, muito atenciosa, me ajudou a lavar... (acho que devemos ter comido pelo menos a metade na estrada)
Saímos de Carmen pela ponte antiga, rumo ao litoral, mas, erramos o caminho e acabamos indo pela Ruta 1 e perdemos de conhecer o farol mais antigo da Argentina. Contudo, acabamos encontrando o litoral e conhecemos uma praia deserta magnífica, a Caleta de Los Loros, em Punto Mejilones (segue foto)... cheia de ninhos de papagaios!
Na estrada, aproveitei para colocar minha garrafinha de agua para a defunta correa e tb conhecer a historia do Gauchito Gil (um desertor de guerra que se tornou uma especie de Robin Hood- antes de ser enforcado sussurrou ao carrasco: "qdo vc chegar em casa encontrará seu filho morrendo. Peça a minha ajuda pq o sangue de um inocente opera milagres"... adivinhem o final da história...
Ufa, que dia elevado!!!
Agora estamos em Puerto Madrin, num ótimo hotel a beira mar (que nadie e de ferro) chamado Bahia Nueva. Já andamos pelas lojinhas e compramos alguns regalos..
Amanhã seguimos para a Peninsula Valdez!
Um bjão a todos






Helen e Darci

4 comentários:

  1. Olá dupla de aventuras.. Já postamos um comentário no início da viagem de vcs (na conta do William). Agora criamos uma conta nossa.. E aproveitamos para curtir as notícias de cada lugar que vcs passam.. Aquelas cerejinhas deixaram água na boca!! Uma ótima viagem pra vcs. Beijos, Cinara e Luiz

    ResponderExcluir
  2. queremos mais! queremos mais!
    e queremos cerejas!!!
    hihihihi

    ResponderExcluir
  3. Olá Cinara e Luiz!
    Se pudesse levaria algumas cerejas pra vcs... mas estou levando os caroços... será que vai dar pra plantar.. isso se no Chile não descobrirem e recolherem!
    bjs
    Helen

    ResponderExcluir
  4. Olá Cinara e Luiz!
    Se pudesse levaria algumas cerejas pra vcs... mas estou levando os caroços... será que vai dar pra plantar.. isso se no Chile não descobrirem e recolherem!
    bjs
    Helen

    ResponderExcluir